O Fato Relevante
Na data de 12 de junho de 2023, o Fundo HGLG11 (CSHG LOGÍSTICA – FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – FII), emitiu o fato relevante abaixo:
“Vem informar aos cotistas e ao mercado em geral que, em 16 de junho de 2023, haverá rebalanceamento de carteira de índice internacional, com possível ajuste de composição da carteira, da qual o Fundo é parte. Esse rebalanceamento acontece de forma periódica, conforme metodologia do índice, tendo ocorrido por quatro vezes em 2022, nos dias 18 de março, 17 de junho, 16 de setembro e 16 de dezembro, e por uma vez em 2023, no dia 17 de março.” (Fato Relevante HGLG11 de 12 de junho de 2023).
Esse índice internacional é o FTSE Global All Cap Index, que você pode acessar os documentos do índice no link.
Vídeo abaixo do canal dicionário do investidor:
Fundos que participam do FTSE Global All Cap Index
Além do HGLG11, também fazem parte deste Índice Internacional o seguinte Fundos imobiliários (FIIs):
- HCTR11 – HECTARE CE – FDO INV IMOB
- KNRI11 – KINEA RENDA IMOBILIÁRIA
- KNIP11 – KINEA ÍNDICE DE PREÇOS
- KNCR11 – KINEA RENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
- IRDM11 – IRIDIUM RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS
- XPLG11 – XP LOGÍSTICA
Quando acontece o Rebalanceamento do Índice?
Conforme informado no fato relevante, o rebalanceamento do índice internacional, acontece dia 16/06/2023, mas o fato relevante não informa o horário, porém, observando nos últimos rebalanceamentos, acontece sempre nos leilões de fechamento de mercado.
O que é o leilão de fechamento de mercado?
Diariamente, ao final do pregão, é realizado o leilão que definirá o preço de fechamento de um ativo. Essa modalidade é iniciada 5 minutos antes de o mercado encerrar as atividades. Na sessão normal ocorre das 16h55 às 17h00. Neste momento os investidores também enviam ofertas de compra e venda, estabelecendo um preço justo de fechamento.
Como participar do leilão de fechamento de mercado?
Para participar do leilão de fechamento, o investidor envia uma ordem (seja de compra ou de venda) durante o período de leilão, essa ordem não será executada no momento, pois o leilão ficará buscando o preço justo de fechamento, que só ocorre após das 17:00 (horário atual de fechamento de mercado).
Ao chegar ao preço justo, se sua ordem de compra for maior ou igual a esse preço, ela será executada. No caso de ordem de venda, para executar a mesma o valor tem que ser menor ou igual ao preço justo do fechamento do leilão. O preço de execução, mesmo que sua ordem de compra seja maior que o preço justo do leilão, será executado no preço justo do leilão. E o mesmo para a ordem de venda, que mesmo sendo menor que o preço justo do leilão, será executada no preço justo do leilão.
O que pode acontecer com HGLG11, KNRI11, XPLG11 e HCTR11?
Rebalanceamento por definição é um ajuste de posição em determinados ativos, ou seja, quando um ativo sobe demais, rebalanceamento é feito vendendo o ativo, quando um ativo cai demais, rebalanceamento é feito comprando o ativo.
Sabendo disso, vamos analisar a cotação de cada ativo nos últimos três meses.
HGLG11 Teve alta de um pouco mais de 3% nos últimos 3 meses.
HCTR11 teve queda de mais de 11% nos último 3 meses.
XPLG11, subiu bem nos último 3 meses, mais de 18%.
KNRI11, Subiu mais de 14% nos último 3 meses.
Além desse fatores, de cotações mais baixas ou mais altas nos últimos 3 meses, não podemos deixar de lado a cotação do dólar, nos últimos 3 meses tivemos uma boa valorização do Real perante ao dólar, logo, em dólar os ativos ficaram mais caros.
Aviso aos Investidores
Esse post não é uma recomendação de investimento. Os ativos citados não podem ser considerados indicações de investimentos. A responsabilidade de escolha de ativos é do próprio investidor. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. O Canal Dicionário do Investidor não vai no direct oferecer nenhum produto ou serviço.